DR. WAGNER GALVÃO

Tratamento Clínico da Hidradenite

O primeiro passo para iniciar o tratamento contra a hidradenite supurativa é a mudança no estilo de vida do paciente. Alguns fatores são de risco para o desencadeamento da doença, como obesidade e tabagismo. Além disso, é possível conseguir uma melhora somente com uma mudança na alimentação.

A grande novidade no tratamento é a introdução dos biológicos. Atualmente, temos um medicamento desse tipo aprovado: o adalimumabe. Apesar de seu uso em quadros de hidradenite ser recente, ele já é usado contra outras doenças há bastante tempo, cerca de 20 anos, o que nos traz muita segurança sobre suas indicações e ação, com comprovação por estudos e na prática.

O adalimumabe é indicado para os casos que estão progredindo, moderados ou refratários a tratamentos convencionais, junto a outros tratamentos, como a cirurgia. Poucos pacientes têm efeitos colaterais, desde que o medicamento seja usado sob supervisão.

Pesquisas demonstram que aproximadamente 70% dos pacientes atingem e conseguem manter a melhora desejada com o adalimumabe, o que é uma grande vitória.

Além disso, temos outras estratégias que podem ser prescritas para o paciente: